top of page

SÍNDROME DO TÚNEL CUBITAL

Você tem dormência nas mãos? Piora ao realizar atividades com a mão acima da cabeça? Você pode ter síndrome do túnel cubital! Vamos entender do que se trata essa alteração?!

ANATOMIA

 

A mão é inervada por três principais nervos, que têm origem no plexo braquial: mediano, radial e ulnar.

 

O nervo ulnar se origina no plexo braquial, desce pelo braço, passando pelo cotovelo, antebraço, punho, até chegar a mão. Em seu trajeto, ele pode ser comprimido (apertado) em diferentes locais, sendo o mais comum deles o túnel cubital

O túnel cubital é uma região anatômica localizada no cotovelo, e é o local mais comum de haver compressão do nervo ulnar. Outro sítio em que pode haver a compressão deste nervo é o canal de Guyon, no punho.

O nervo ulnar fornece a sensibilidade para a borda ulnar da mão, dedos mínimo e anular, além de ser responsável pela inervação de diversos músculos da mão, como os músculos da eminência hipotenar e os intrínsecos.

CAUSAS

 

Não existe uma única causa para que ocorra a compressão do nervo ulnar ao nível do cotovelo, mas existem alguns fatores que aumentam a chance dessa alteração ocorrer. São eles:

  • Doenças pré-existentes: artrite reumatoide, diabetes, hipotireoidismo;

  • Alterações fisiológicas, como as que ocorrem durante a gravidez;

  • Alterações na anatomia da região, como pode ocorrer após traumas;

  • Instabilidade do nervo ulnar ao nível do cotovelo;

  • Atividades em que o paciente permanece com o cotovelo dobrado por um período prolongado (motorista, costureira).

  • Outras.

 


SINTOMAS

 

A queixa mais frequente do paciente com síndrome do túnel cubital é a parestesia (dormência) na borda ulnar da mão, dedos anular e mínimo, podendo estar ou não associada a dor e fraqueza nas mãos. A paretesia é pior no período noturno, e durante atividades em que o cotovelo permanece dobrado.

Com a evolução, caso não seja tratada, pode causar atrofia da musculatura inervada pelo nervo ulnar. Assim, pode ocorrer fraqueza na mão, incapacidade de realizar certos movimentos, tais como abrir e fechar os dedos lateralmente, prender uma folha de papel com o polegar, incapacidade de aduzir o dedo mínimo (encostar o dedo mínimo no dedo anular), deformidade em garra.

DIAGNÓSTICO

 

O diagnóstico é feito através da história e do exame físico, durante o qual o médico testa sensibilidade e motricidade. A sensibilidade na região da mão inervada pelo nervo ulnar é testada, sempre em comparação com a outra mão (sem alterações). São também testados os músculos inervados pelo nervo ulnar.

A eletroneuromiografia dos membros superiores é realizada para  avaliar a condução elétrica do nervo ulnar. Nesse exame, dependendo do tempo e do grau de compressão do nervo, é possível identificar uma diminuição da condução elétrica nele e o local da sua compressão, auxiliando assim o diagnóstico preciso dessa síndrome compressiva.

 

A radiografia do cotovelo pode ser solicitada para investigar possíveis deformidades ósseas que possam estar causando a compressão.

 

Outros exames complementares que podem também ser solicitados são a ultrassonografia e a ressonância magnética.


COMO É FEITO O TRATAMENTO?

 

O tratamento da síndrome do túnel cubital depende da intensidade e da gravidade dos sintomas do paciente, assim como o tempo da sua duração.

 

Em caso de sintomas leves e intermitentes, o tratamento inicial é conservador (sem cirurgia). 

  • Mudança postural: caso tenha relação com a queixa, é orientada a mudança na posição do cotovelo nas atividades do dia-a-dia, se possível;

  • Antiinflamatórios e analgésicos;

  • Uso de órtese no período noturno;

  • Fisioterapia.

 

Em caso de falha do tratamento conservador, pode ser indicada a cirurgia.

 


COMO É A CIRURGIA?

 

A cirurgia é realizada sob anestesia regional, associada a sedação. É feita incisão na região medial (dentro) do cotovelo, e o nervo ulnar é liberado de todas as estruturas que possam estar causando a compressão (neurólise). 

 

Caso seja necessário, pode ser feita uma transposição do nervo (mudar o local do nervo) para dentro do músculo (transposição submuscular) ou para dentro da camada de gordura do braço (transposição subcutânea).

Ficou com alguma dúvida? Me envie sua pergunta!

site by Mariana Hassib

bottom of page